Seguro Desemprego Requisitos

Seguro Desemprego Requisitos
4 (80%) 1 vote

Requisitos para receber o Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego é um beneficio que o governo concede aos contribuidores que estão atualmente sem emprego. Mas para receber esse seguro a pessoa tem que se encaixar em alguns requisitos do mesmo. E quem pretende dar entrada e não sabe como funciona poderá conferir maiores informações sobre isso no post de hoje. Entenda que esse seguro é muito bom, mas que não podemos deixar de entender como ele funciona, ainda mais porque se a gente demorar passa do prazo e já não tem como entrar mais para solicitar esse serviço. Portanto, fique de olho nas informações que temos aqui para sobre os requisitos para receber o seguro Desemprego e saiba se tem direito de receber.

seguro-desemprego-requisitos

Conheça os requisitos do Seguro Desemprego para que você possa solicitar o mesmo. Esses requisitos são mais do que importantes para que você possa preencher, se não é possível receber o beneficio. Veja como funciona e quem tem direito de receber o seguro desemprego:

• Ser demitido sem justa causa: se não tiver causa para sua demissão você pode entrar no seguro. Sem contar que os funcionários que pedem demissão não tem o direito ao beneficio. A regra é claro, é demissão sem justa causa.

Confira também:  Seguro Desemprego Atrasado

• Ser cadastrado no PIS: você precisa ser cadastrado e contribuinte do PIS, por que se não você não está vinculado ao programa do governo para receber o seguro.

• Você tem que estar desempregado e sem nenhum vinculado empregatício com alguma empresa.

• Ter trabalhado de carteira assinada e com no mínimo seis meses.

Cartão cidadão: você precisa dele para receber o benefício.

Agora que você já sabe quais são os requisitos do Seguro Desemprego veja se você preenche todos eles. Caso positivo você já pode entrar com o mesmo também. Você recebe o seguro todos os meses e tem um prazo máximo de seis meses para receber o mesmo. Por isso saiba que você tem que tomar cuidado com esse prazo, por que se você perder o mesmo não tem como entrar para solicitar de novo. Muitas pessoas perdem por que ficam enrolando e não conseguem receber depois.

regras-seguro-desemprego

Sem contar que depois de 30 dias posterior a solicitação é que você começa a receber o Seguro Desemprego, e por isso que demora, e se você enrolar demora mais ainda ou você perde o direito de solicitar. A pessoa pode solicitar esse seguro depois de 5 anos que estiver trabalhando com carteira assinada. Antes desse prazo ela não consegue receber esse beneficio de novo. Temos que analisar bem se compensa entrar com o seguro logo após a demissão, por que pode aparecer outra oportunidade e se assinar a carteira automaticamente o seguro é cortado.

Regras Seguro Desemprego

Para ter direito ao Seguro Desemprego é necessário que o trabalhador dispensado sem justa causa tenha cumprido alguns requisitos pela lei trabalhista. O primeiro deles é que, para ter direito ao benefício, a dispensa tenha sido sem justa causa, cláusula que não teve qualquer mudança nas novas regras.

Uma das mudanças principais na regra para o Seguro Desemprego é que o trabalhador tenha trabalhado pelo menos 12 meses com Carteira de Trabalho registrada, quando fizer o seu primeiro pedido de Seguro Desemprego.

Para os pescadores artesanais continua valendo a solicitação no período de defeso, ou seja, nos meses em que as atividades pesqueiras estejam proibidas em virtude da desova e da procriação. Também são beneficiados os trabalhadores que sejam resgatados de condições de trabalho semelhantes à escravidão.

Somente podem ser beneficiários do Seguro Desemprego trabalhadores que estejam efetivamente desempregados e sem condições de manutenção de si próprio ou de sua família. O benefício é pago em parcelas que podem variar de 3 a 5, dependendo do tempo trabalhado com registro em Carteira de Trabalho, sendo suspenso o seu pagamento se, dentro do período e pagamento o trabalhador consegue novo emprego.

Mais sobre o Seguro Desemprego

  • seguro-desemprego-domestica-150x150Empregada doméstica tem direito a seguro desemprego? Seguro Desemprego para Empregada Doméstica Muitas pessoas têm dúvidas sobre se empregada doméstica tem direito ao seguro desemprego.É bom relembrar que o seguro desemprego é uma ajuda por prazo determinado, que tem por finalidade ajudar […]
  • seguro-desemprego-empregado-domestico-150x150Seguro Desemprego Empregada Doméstica – Requerimento Seguro Desemprego para Empregada Doméstica Da mesma maneira que outros trabalhadores com registro em carteira, também a empregada doméstica, devidamente registrada, tem direito ao seguro desemprego, no caso de dispensa sem justa causa, e […]
  • seguro-desemprego-tire-duvidas-150x150Seguro Desemprego – Tirar Dúvidas Tire suas dúvidas sobre o Seguro Desemprego As regras para obter o beneficio do seguro desemprego mudaram, tire aqui suas dúvidas sobre a ultima alteração do mesmo. Seguro desemprego saiba por que mudaram as políticas do […]
  • fim-do-seguro-desemprego-corte-150x150Seguro Desemprego Vai Acabar? Fim do Seguro Desemprego? Os benefícios trabalhistas estão passando por significativas alterações nos últimos meses e isso tem assustado bastante os trabalhadores, mas é necessário aguardar um posicionamento correto acerca de dúvidas que […]
  • seguro-desemprego-imposto-de-renda-150x150Seguro Desemprego INSS, Imposto de Renda – Desconta? Seguro Desemprego e a Declaração do Imposto de Renda Você já está se preparando para fazer a declaração do imposto de renda no próximo ano? Ou está querendo se informar sobre o imposto de renda e recebeu o seguro desemprego? Saiba a […]
  • seguro-desemprego-recebimento-150x150Seguro Desemprego Recebimento Recebimento Seguro Desemprego Você que é trabalhador deve conhecer o seguro desemprego que é um direito do trabalhador no caso de desemprego sem justa causa. Mas, para quem não sabe vamos explicar o que é e como requerer e o recebimento […]

5 Comentários em “Seguro Desemprego Requisitos”
  1. Tamires Juliana Conti

    Boa noite … Eu gostaria de saber o porque o meu seguro desemprego não está em minha conta, eu fiz a conta poupança e a 1° e a 2° parcela estava na minha conta e a terceira era para eu receber dia 3 de Março e somente fui no banco dia 2 de Abril para receber só que o saldo estava de 0,26 centavos e não tinha valor bloqueado e eu não trabalho, nem comecei a trabalhar será que cancelaram porque eu acredito que não podem fazer isso porque eu dependo dele pois tenho uma filha e estou preocupada demais …. Obrigada e espero respostas

  2. mary

    oi eu ja dei entrada no seguro faz mais de 2 meses e nao obtive resposta e eu preciso do dinheiro pois tenho uma filha e estou desempregada. cada vez q vou onde dei a entrada eles falam pra voltar daqui dez 15 dias de novo e sempre sem resposta o q devo fazer ???? quero uma resposta

  3. juraciara rocha da silva

    o site nao esta funcionado por isso nao estou conseguido agenda o auxilio desemprego porfavor uma ajudar.o que faço.

  4. marisa

    oi não ganhei os papeis do seguro esta trancado na justiça será que um dia vou receber ????tinha 3 anos de fabrica se eu assinar a minha carteira em menos de trinta dias continua contando para o seguro ou zera tudo ???????

  5. wilker

    eu recebi o seguro faz 9 meses.E agora faz 9 meses que estou registrado e a minha quarta solicitacao.FUI demitido eu tenho direito no seguro.

Comente