Seguro Desemprego Meses Trabalhados e Parcelas 2024
Parcelas do Seguro Desemprego
Ficou desempregado e não sabe como receber o seguro desemprego? Principalmente em caso de atraso das parcelas? Confira a seguir o número de parcelas que irá receber em relação aos meses trabalhados.
Em regra, o seguro desemprego é pago em 3, 4 ou 5 parcelas, no máximo. Entretanto, essas parcelas de seguro desemprego podem ser pagas seguidamente, uma atrás da outra, ou em meses alternados. Fique atento em relação a isso para não “passar perrengues”!
Aliás, desde já, frisa-se que o governo federal tem várias regras para pedir seguro desemprego. Assim, para não perder tempo e disposição, verifique bem se você realmente tem direito a receber esse tipo de benefício junto ao Ministério do Trabalho ou a uma das agências da Caixa Econômica Federal.
O Seguro Desemprego é o pagamento da assistência financeira ao trabalhador em caso de dispensa do trabalho sem justa e que não pode ser inferior a um salário mínimo, concedida ao trabalhador desempregado previamente habilitado. Quem pode receber este benefício: trabalhador formal e doméstico em razão de dispensa sem justa causa, inclusive a dispensa indireta; trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador; trabalhador resgatado de situação análoga à de escravo e pescador profissional durante o período de procriação quando a pesca é proibida.
Como funciona o seguro-desemprego?
O trabalhador com sua dispensa deverá requerer o seguro desemprego e no ato da solicitação mostrar o formulário do Seguro-Desemprego específico em cada modalidade de benefício, preenchido pelo empregador e que é entregue ao trabalhador no dia da sua dispensa do trabalho. O local que deve levar esta documentação e as suas pessoais e abrir o processo do seguro desemprego podem ser alguns como: os postos de atendimentos da Superintendência Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), assim como nos postos de Atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE), entidades sindicais cadastradas no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e nas Agências da Caixa também credenciadas pela MET.
Bem, após fazer o requerimento, o beneficiário tem o direito a receber de três a cinco parcelas do seguro desemprego que, como dizemos, não pode ser inferior a um salário mínimo e é referente a cada 6 meses, período mínimo que se estabelece de carência para poder receber o benefício. Este período é contado a partir da data da dispensa e o número de parcelas do benefício se refere à quantidade de meses trabalhados, por exemplo, se o trabalhador trabalhou de 6 a 11 meses, o número de parcelas é três; se trabalhou de 12 a 23 meses, o número de parcelas é 4; e acima de 24 meses, o número de parcela é 5. Estas parcelas podem ainda ser prolongadas por mais dois meses para os grupos específicos e segurados, o que é previsto por lei.
Seguro Desemprego Meses Trabalhados X Parcelas
Para requerer o benefício do seguro desemprego existe um prazo e que se diferencial de acordo com o tipo de profissão que tem direito ao benefício: os trabalhadores formais, o prazo é do 7° ao 120° contados da data da dispensa; bolsa qualificação, durante a suspensão do contrato de trabalho; pescador artesanal, durante o defeso em até 120° dia do início da proibição; trabalhador resgatado pode requerer o benefício até o 90° a contar da data do resgate; empregador doméstico pode solicitar o seguro desemprego do 7° ao 90° dias contados da data da dispensa.
Confira também
O site te auxilia com informações sobre o seguro desemprego e conta com profissionais especializados em Empregos e Finanças para trazer o melhor conteúdo, com muita qualidade para você obter exito no recebimento do seu seguro nesse momento tão dificil.
gostaria de saber quando eu for dar entrada no meu seguro desemprego,eu vou resceber alguns cursos pra pode sacar o seguro ou vao me oferecer trabalho tambem pra resceber o seguro desemprego ou isso e mentira e so eu chega no sine da entrada normal no seguro e aguardar o procedimento gostaria de saber obrigado
gostaria de saber o atrasso das parcela do meu seguro desemprego
eu ja trabalhei numa firma ha 2 anos atras ,fiquei 2meses e meio e agora voltei e trabalhei 4 meses eu tenho direito no seguro desemprego
preciso agendamento do seguro desemprego
QUERO SABER O PQ NAO ESTOU RECEBENDO A TERCEIRA PARCELA DO SEGURO
eu trabalhei numa firma ha2 anos atras e fiquei 2meses emeio e agora trabalhei mais 4 na mesma firma eu tenho direito no segoro desemprego
Não recebi a terceira parcela do meu seguro oque faço?
trabalhei 5 anos na empresa
quero saber se ja caiu o seguro
muito bom
dei entrada dia 5 de junho hoje e 8 de julho e ainda não recebi o que aconteceu?
Trabalhei 3 meses em uma empresa e 3 em outra eu tenho direito ao seguro
Nao tenhe como eu cossuta pela internet nao
Quando trabalha em duas empresas com registros e ser despedido pelas duas empresa no mesmo mês tendo como salario uma R$724,00 e a outra de R$1100,00 qual é o valor do seguro e se pagam sobre as duas empresas ou de uma somente
olá gente por favor já fis de tudo pra receber 14 meses de trabalho e não recebo,já estar com 1 ano e 3 meses que sai de uma impresa e só recebi meu FGTS e minha resçisão não consigo dei entrada direitinho no tempo certo e nada,a dispenssa se deu sem justa causa,tenho direito no meu benéficil,já que é um direito trabalhista,com tanto tempo que se encontra gostaria de saber se ainda posso ré correr vou procurar meus direito,com um advogado ok.
não estou trabalhando tenho tres filhos pra dar de comer eu vou entrar com ação por danos moraes financeiro vai ser o jeito gente.já fis varios comentarios no portal do ministério do trabalho,agora aqui e ninguém resolve nada,isso estar sendo um discaso.
como agendar
quero saber porque so recebi uma parcela do seguro desemprego
foi muito bom da entrada pela internete
oi se eu sair de uma fabrica e começar em outra no mesmo mês continua contando o tempo do seguro ????????????
o praso sera de quinze (15) dias para que sua carteira seja assinada novamente para valer o pseguro
Olá,
Boa Noite!
Tenho uma dúvida. O seguro desemprego para o funcionário que pedir demissão do trabalho tem direito ou só em caso de ser demitido pela empresa para ter direito ao benefício?
Desde já agradeço
Luis Carlos