Empregada doméstica tem direito a seguro desemprego?

Empregada doméstica tem direito a seguro desemprego?
Vote

Seguro Desemprego para Empregada Doméstica

Muitas pessoas têm dúvidas sobre se empregada doméstica tem direito ao seguro desemprego.É bom relembrar que o seguro desemprego é uma ajuda por prazo determinado, que tem por finalidade ajudar o trabalhador nas hipóteses de perda do emprego, quando não há justa causa.

Abaixo veremos se a empregada doméstica ou trabalhadores domésticos tem direito ao seguro desemprego, quais os prazos, requisitos, documentos e restrições ao pagamento de seguro desemprego para doméstica.

seguro-desemprego-domestica

Por ser um direito conquistado há pouco tempo por essa classe trabalhadora, ainda surgem dúvidas a respeito do seguro desemprego dessas pessoas. Se quiser sanar suas dúvidas, acompanhe o artigo e saiba mais informações a respeito de seguro desemprego de empregados domésticos.

Seguro desemprego trabalhadores domésticos

O seguro desemprego é um direito dos trabalhadores domésticos, mas que ainda é novo. Até por isso muitos empregadores nem sequer sabem que seus empregados domésticos têm direito a recebe-lo. Muitas vezes, os patrões não sabem nem informar aos trabalhadores domésticos como eles podem dar entrada no seguro desemprego.

Desse modo, é preciso saber, antes de tudo, que o seguro desemprego é uma ajuda temporária, a fim de que o empregado doméstico possa manter sua qualidade de vida enquanto rumam em busca de um novo emprego. O valor do sgeuro desemprego para o trabalhador doméstico é de um salário mínimo, com recebimento máximo de até 3 parcelas.

Confira também:  Seguro Desemprego Justa Causa

É que a intenção é que o trabalhador busque novas oportunidades de trabalho, bem como realize cursos e novos testes seletivos. Mas o trabalhador precisará comprovar alguns requisitos para que possa ter direito ao seguro desemprego.

Requisitos para seguro desemprego empregada doméstica

A lei diz que a empregada doméstica terá direito ao seguro desemprego, se:

  • Trabalhou por pelo menos 15 meses nos últimos 2 anos, antes de perder o emprego (um mês é considerado o trabalho por mais de 15 dias).
  • Não estar sendo beneficiada pelo INSS, ressalvado auxílio acidente ou pensão por falecimento.
  • Não ter outra renda

Todos esses requisitos são observados com base no CNIS e da CTPS, por meio de contracheques, contrato de trabalho e outros documentos.

empregada-domestica-tem-direito-a-seguro-desemprego

Agendar seguro desemprego empregada doméstica

Para que a empregada doméstica peça seguro desemprego, deve fazer o agendamento do benefício pela internet ou em um dos postos do Ministério do Trabalho, levando consigo:

  • Carteira de trabalho, com todos os dados preenchidos, carimbo etc.
  • Rescisão de contrato com dispensa sem justa causa
  • Declaração de que não recebe valores do INSS
  • Declaração de que não tem outra renda

Faça o Agendamento: Requerimento Seguro Desemprego Empregada Doméstica

Caso a empregada doméstica não tenha acesso ou possibilidade de apresentar esses documentos, será preciso entrar com ação judicial perante a Justiça do Trabalho, onde serão considerados outros documentos como decisões judiciais, atas de audiência, dentre outros.

Como se vê, a empregada doméstica tem direito ao seguro desemprego. Como todo qualquer trabalhador, deverá fazer a devida comprovação de que realmente faz jus ao benefício, fazer o agendamento, levar os documentos em mãos, dentre outros.

Mais sobre o Seguro Desemprego

  • seguro-desemprego-empregado-domestico-150x150Seguro Desemprego Empregada Doméstica – Requerimento Seguro Desemprego para Empregada Doméstica Da mesma maneira que outros trabalhadores com registro em carteira, também a empregada doméstica, devidamente registrada, tem direito ao seguro desemprego, no caso de dispensa sem justa causa, e […]
  • fim-do-seguro-desemprego-corte-150x150Seguro Desemprego Vai Acabar? Fim do Seguro Desemprego? Os benefícios trabalhistas estão passando por significativas alterações nos últimos meses e isso tem assustado bastante os trabalhadores, mas é necessário aguardar um posicionamento correto acerca de dúvidas que […]
  • seguro-desemprego-consulta-saldo-parcelas-150x150Seguro Desemprego Parcelas, Saldo, Consulta Consulta de Saldo e Parcelas do Seguro Desemprego Ficou desempregado (a) e não sabe o que fazer? Como se deve proceder e quais são os seus direitos? Saiba que um dos direitos que você pode ter é o seguro desemprego. Confira como saber o […]
  • seguro-desemprego-requisitos-150x150Seguro Desemprego Requisitos Requisitos para receber o Seguro Desemprego O Seguro Desemprego é um beneficio que o governo concede aos contribuidores que estão atualmente sem emprego. Mas para receber esse seguro a pessoa tem que se encaixar em alguns requisitos do […]
  • seguro-desemprego-reclamacoes-150x150Seguro Desemprego Reclamações Reclamações Seguro Desemprego Veja como conseguir o seguro desemprego sem complicações caso tenha direito ao mesmo. O que está acontecendo com o seguro desemprego? O seguro desemprego é uma ajuda que muitos brasileiros ganham caso […]
  • seguro-desemprego-quem-tem-direito-150x150Seguro Desemprego Quem Tem Direito Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego? Muito se fala sobre o Seguro Desemprego, mas poucas pessoas entendem como ele realmente funciona e como que a pessoa pode dar entrada no mesmo. Por que não é concedido a todos, tem uma serie de […]

Comente