Cartão Cidadão Seguro Desemprego – Consulta Saldo 2024

Seguro Desemprego Cartão Cidadão

Você ficou desempregado recentemente? No caso sabe que tem direito ao seguro desemprego? Este é devido ao cidadão com carteira assinada que ficou desempregado e recebe o benefício através do cartão cidadão Seguro desemprego que foi um meio criado para agilizar o recebimento do direito.

Para fazer a consulta do Seguro Desemprego, o trabalhador desempregado deve ter em mãos o seu número de PIS – Programa de Integração Social (que geralmente está na Carteira de Trabalho e no Cartão Cidadão). Caso não o encontre, é preciso buscar na empresa onde esteve empregado, já que somente com o número do PIS é possível fazer a consulta do Seguro Desemprego. O Seguro Desemprego é um direito assegurado pela Constituição, sendo prestado como auxílio temporário a todos os que perderam emprego sem justa causa.
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O seguro desemprego desde que atendidos os requisitos legais todos os trabalhadores podem requerer que foi dispensado sem justa causa. Também por aqueles cujo contrato de trabalho foi suspenso e virtude de participação de curso ou programa de qualificação oferecida pelo empregador; e também nos casos dos trabalhadores pescadores quando estão parados no período quando a pesca é proibida; e também no caso dos trabalhadores resgatados em ocasião de trabalho escravo.

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Quem administra este benefício é a Caixa Econômica Federal e este benefício visa amparar o trabalhador de maneira temporária dando assistência financeira e o valor vai variar de acordo com a faixa salarial do trabalhador quando trabalhava e este seguro é pago em cinco parcelas. O dinheiro pode ser retirado em qualquer agencia da Caixa Econômica Federal através do cartão cidadão seguir desemprego, assim como também nas unidades das lotéricas ou nos terminais de autoatendimento.

Cartão Cidadão Emissão Seguro Desemprego

Se você ainda não tem o cartão cidadão seguro desemprego este é um cartão magnético emitido pela Caixa e que deve ser feito em uma agencia da Caixa e que facilita que o cidadão possa retirar o seu benefício assim como consultar informações importantes como a consulta de saldo e também sacar outros benefícios que o trabalhador tiver direito como FGTS e abono salarial. Ao fazer este cartão é fornecida uma senha de uso pessoal para maior segurança de uso do benefício através do cartão. Para solicitar seu cartão este pode ser fito também pelo telefone 0800 726-0207. O beneficiário pode receber o cartão cidadão na sua casa ou na agência da Caixa mais próxima.

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Entre as demais operações que podem ser feitas com o cartão cidadão seguro desemprego estão: consultar saldo e extrato do FGTS e quotas do PIS saque de conta vinculada do FGTS; ver se tem direito a outros benefícios como programas de transferência de renda como o Bolsa Família, Bolsa Escola, entre outros; assim como se tem direito a abono salarial; ver os rendimentos do PIS.

Mas há ainda os requisitos para se tiver o cartão cidadão que são: ter cadastro no PIS/PASEP, número de inscrição social (NIS) ou o Numero de Inscrição do Trabalhador (NIT). Também é bom o trabalhador atualizar seus dados perante a Caixa Econômica. Mais informações consulte o site da Caixa no link www.caixa.gov.br/voce/social/beneficios/seguro_desemprego/index.asp.

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Equipe de Redação Empregos e FinançasRedação Empregos e Finanças

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